Seja bem vindo! Gostou? Compartilhe!

Bem-vindo ao nosso Site! Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail: Dicas de saúde, do dia a dia, vídeos...

Compartilhe

Nos siga por e-mail

Últimas publicações

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Clinica Geral: FORMAS DE TRATAR AS CÃIBRAS

QUER UMA SOLUÇÃO IMEDIATA? RELAXE O MÚSCULO, ALONGUE POR INSTANTES E MASSAGEIE COM MOVIMENTOS CIRCULARES. O RESTO É PREVENIR OU INVESTIGAR A GRAVIDADE DO PROBLEMA. CONHEÇA 3 FORMAS PARA TRATAR AS CÃIBRAS


TEXTO: ROMULO OSTHUES / FOTO: SHUTTERSTOCK / ADAPTAÇÃO: ANA PAULA FERREIRA

FALTA DE AQUECIMENTO E ALONGAMENTO, ANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS, NOITES MAL DORMIDAS E UMA
ALIMENTAÇÃO POBRE SÃO PROVÁVEIS CAUSAS DAS CÃIBRAS. FOTO: SHUTTERSTOCK

1. O MÉDICO

AS CÃIBRAS MAIS COMUNS SÃO AQUELAS QUE OCORREM POR CAUSA DE ESFORÇOS REPETITIVOS OU EXAGERO NAPRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS. TODO MUNDO ESTÁ SUJEITO A ELAS, E PODEM SER CONSEQUÊNCIA DEPROBLEMAS RENAISDISFUNÇÕES DA TIREOIDEDESIDRATAÇÃO ETC. ESSAS ENFERMIDADES SÃO RESPONSÁVEIS PELA DIMINUIÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ESSENCIAIS PARA O FUNCIONAMENTO DOS MÚSCULOS, COMO CÁLCIOSÓDIO EPOTÁSSIO. “QUANDO HÁ UM DISTÚRBIO DESSES ELETROLÍTICOS, PODE OCORRER ESSA CONTRAÇÃO INVOLUNTÁRIA E DOLORIDA DELES”, EXPLICA MAURO VAISBERG, REUMATOLOGISTA DO HOSPITAL SAMARITANO (SP) E ESPECIALISTA EM MEDICINA ESPORTIVA. CÃIBRAS OCASIONAIS NÃO DEVEM ASSUSTAR. “LEVANTAR UM PESO POR 400 VEZES OU DE UMA MANEIRA INADEQUADA VAI PROVOCAR CÃIBRAS SEM DÚVIDAS”, ALERTA O MÉDICO. FALTA DE AQUECIMENTO ALONGAMENTO, ANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS, NOITES MAL DORMIDAS E UMA ALIMENTAÇÃO POBRE SÃO PROVÁVEIS CAUSAS. SE FREQUENTES, MELHOR INVESTIGAR A ORIGEM DAS CONTRATURAS.

2. A NUTRICIONISTA

 “O PROBLEMA ESTÁ RELACIONADO AO DESEQUILÍBRIO DE NUTRIENTES QUE ATUAM SOBRE A CONTRAÇÃO MUSCULAR.ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA OU SUPLEMENTAÇÃO PODEM MELHORAR AS CÃIBRAS”, AFIRMA A NUTRICIONISTA FUNCIONAL REGINA LONGANO PERES. O CONSELHO É ALIMENTAR-SE COM ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO (COUVE-MANTEIGA, BRÓCOLIS, REPOLHO, LEITE DE VACA E DERIVADOS), MAGNÉSIO (VEGETAIS FOLHOSOS VERDE-ESCUROS E FRUTAS IN NATURA, CEREAIS INTEGRAIS, FRUTAS SECAS, CHOCOLATE) E POTÁSSIO (CAFÉ, CHOCOLATE, DAMASCO SECO, LEITE, CEREAIS INTEGRAIS, FRUTAS SECAS). NÍVEIS INFLAMATÓRIOS TAMBÉM SÃO LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO QUANDO SE FALA EM CONTRAÇÃO MUSCULAR OU BAIXO RENDIMENTO MUSCULAR. POR ISSO, FIQUE ATENTO: “AVALIAR O ORGANISMO COMO UM TODO E PROMOVER UMA ALIMENTAÇÃO NÃO INFLAMATÓRIA SÃO BOAS ESTRATÉGIAS PARA EVITAR CÃIBRAS”.

3. O MÉDICO


“Se o paciente busca tratar a cãibra, um acupunturista sem formação adequada poderá apenas diminuir a dor. A doença pode progredir, colocando o paciente em risco”, alerta o médico Hildebrando Sabato. “Para tratar uma patologia, ela deve serdiagnosticada corretamente”, completa. “A acupuntura estimula o corpo a produzir substâncias químicas, levando à diminuição da dor e da inflamação, melhorando a circulação sanguínea local e diminuindo o tempo de recuperação. A meta é reduzir inchaço e inflamaçãoaliviar as doresrelaxar e aumentar aamplitude de movimentação”, diz. Há pontos específicos para o tratamento. “Uma vez estabelecido o diagnóstico, o médico poderá associar à acupuntura medicamentos e outros métodos complementares”, enfatiza.


Fonte: revistavivasaude
Gostou? Comente e compartilhe


Nenhum comentário:

Postar um comentário