Seja bem vindo! Gostou? Compartilhe!

Bem-vindo ao nosso Site! Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail: Dicas de saúde, do dia a dia, vídeos...

Compartilhe

Nos siga por e-mail

Últimas publicações

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Combine alimentos para ganhar nutrientes

Arroz com feijão é só uma das duplas que tornam sua refeição bem mais poderosa

"O segredo para uma dieta equilibrada está baseado em dois pontos: moderação e variedade", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Isso quer dizer que um prato colorido e com boas proporções entre os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras) você garante os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo sem extrapolar nas calorias. Para atingir esse objetivo, entretanto, existe ainda um truque: combinar os alimentos certos para aumentar o aproveitamento dos nutrientes - caso do ferro, quando consumido na presença de vitamina C.
Arroz com feijão - Foto Getty Images



Arroz com feijão

arroz com feijão é uma dupla mais do que recomendada, pois o que falta em um pode ser encontrado no outro. Isso porque os aminoácidos (menor unidade formadora das proteínas) do arroz somados aos do feijão tornam o prato uma fonte proteica semelhante à carne, ou seja, de alto valor biológico, ou seja, reúnem todos os aminoácidos essenciais e em quantidades ideais para o organismo. "Além disso, o arroz apresenta um índice glicêmicoelevado, aumentando a taxa de glicose no sangue, enquanto que o feijão é rico em fibras, que mantêm a glicemia estável", afirma a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo.
Tomate com azeite - Foto Getty Images

Tomate com azeite

"As gorduras mono e poli-insaturadas, presentes no azeite, permitem maior absorção do licopeno, antioxidante presente no tomate", afirma a nutricionista Cátia. O licopeno é um carotenoide conhecido por combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de diversas doenças, como o câncer. Outra dica para melhorar a absorção desse nutriente pelo organismo é optar pela versão em molho do tomate. "O aquecimento rompe membranas que liberam o licopeno e favorecem o contato com a parede intestinal", diz. Por isso, nada melhor do que ma macarronada com um fio de azeite como toque final.
Carne com laranja - Foto Getty Images

Carne com laranja

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. A carne vermelha, por sua vez, é rica em ferro. "Se consumidos juntos, o ferro é mais bem aproveitado pelo corpo", afirma a nutricionista Daniela. A união é importante principalmente quando a fonte de ferro for de origem vegetal. Neste caso, a vitamina C é indispensável para que haja absorção do nutriente.
Mamão - Foto Getty Images

Mamão com linhaça

Mamão e linhaça são uma dupla mais do que recomendada para pessoas com prisão de ventre. "Ambos os alimentos auxiliam no bom funcionamento do intestino", afirma a nutricionista Cátia. O mamão é rico em fibras, sais minais e betacaroteno, potente antioxidante. A linhaça, por sua vez, é fonte de fibrassolúveis e insolúveis, que aumentam o bolo fecal e auxiliam no trânsito intestinal.
Suco de abacaxi com hortelã - Foto Getty Images

Abacaxi com hortelã

Para uma boa digestão, nada melhor do que a combinação do abacaxi com a hortelã. "A fruta possui a enzima bromelina, que auxilia na digestão como um todo, mas especialmente de carnes e gorduras", explica a nutricionista Daniela. A hortelã, por sua vez, estimula o aparelho digestivo e, quando consumida em chá,combate dores de barriga e a prisão de ventre.
Copo de leite e banana - Foto Getty Images

Leite com banana

Combinação ideal para o café da manhã ou o lanche da tarde, a banana com leite é uma ótima pedida. Segundo a nutricionista Cátia, a banana é rica em carboidratos, vitamina B6, potássio e fósforo. "Junto com o leite, a refeição ainda se torna uma boa fonte de proteínas e cálcio, que é retido no organismo graças ao potássio", afirma. A bebida é recomendada para reforçar o sistema imunológico, a elasticidade dos músculos e o fortalecimento ósseo.
Cenoura com ervilha - Foto Getty Images

Cenoura com ervilha

"O zinco, presente na ervilha, é fundamental para a formação de uma proteína responsável pela conversão do betacaroteno, encontrado na cenoura, em vitamina A", afirma a nutricionista Cátia. A vitamina A é um poderoso antioxidante e ainda é fundamental para a saúde ocular, pois protege a córnea, parte transparente e protetora dos olhos. A profissional complementa dizendo ainda que o zinco pode ser encontrado em outras leguminosas, como o feijão, a lentinha e o grão de bico.
Tomate com brócolis - Foto Getty Images

Tomate com brócolis

Tomate e brócolis travam uma verdadeira batalha contra o crescimento de células tumorais. "O licopeno do tomate e o sulforafano do brócolis são potentes antioxidantes e são famosos principalmente na prevenção docâncer de próstata", diz a nutricionista Daniela.

Combine alimentos para ganhar nutrientes
Gostou? Comente aqui ou no nosso Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário