ADS

Rural Centro Responde: Produção da Linhaça


Rural Centro Responde: Produção da Linhaça
Sou aluna de doutorado da USP e minha pesquisa é com linhaça. Sei que a colheita da linhaça foi realizada em novembro de 2010, mas gostaria de saber se existe algum produtor colhendo nos meses de maio ou junho.
Pergunta enviada pela usuária Márcia Lage de Oliveira.

Rural Centro Responde:
A linhaça é a semente do linho, embora em muitas regiões os dois recebam o mesmo nome. No Brasil, o maior estado produtor brasileiro é o Rio Grande do Sul. “Mais especificamente a região noroeste”, destaca o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm. De acordo com ele, por ser uma cultura de inverno, com um ciclo de aproximadamente 150 dias, a linhaça é semeada em primeiro de junho e sua colheita é realizada no final de outubro ou começo de novembro. 
 
“O maior produtor do mundo é o Canadá, e mesmo lá a linhaça também é semeada no primeiro semestre, em abril, com colheita no final de agosto e início de setembro”, destaca Tomm - que concluiu seu doutorado no país. “Nem no hemisfério norte você encontra um produtor colhendo linhaça nesse período”, ressalta. Durante o período de entressafra o grão é mantido armazenado. 
 
Cultura de nicho
Tomm destaca que a linhaça é uma cultura de nicho. “Se nós tivéssemos uma produção de canola tão grande quanto a de soja, nós conseguiríamos utilizar tudo. O mesmo não acontece com o linho. Não existe mercado para grandes produções”. Para o pesquisador, no entanto, a cultura é especialmente vantajosa para a diversificação da produção rural.
 
Enquanto a maioria das culturas cultivadas no sul são de leguminosas ou gramíneas, o linho pertence a uma família diferente – as herbáceas. “Dessa forma, ela é uma boa opção para rotação de culturas, pois interrompe o ciclo das doenças”. Nas condições ideias, um hectare plantado totaliza uma produção de 1,5 toneladas de linhaça.
 
Usos da linhaça
A linhaça é conhecida no Brasil principalmente por sua aplicação na medicina natural. O grão da linhaça, possui aproximadamente 53% de ômega 3, e 19% de ômega 6, ácidos graxos extremamente benéficos para o ser humano. “É um alimento funcional, como um remédio”, relata Tomm. 
 
A autora do livro “A importância da linhaça na saúde”, Conceição Trucom escreve que até 2005, existia no Brasil somente o plantio da chamada linhaça marrom, e somente em 2006 ocorreu a primeira colheita, de 100 toneladas, da variedade dourada. A linhaça dourada, ou solin, foi desenvolvida no canadá e tem apenas 5% de ômega 3. Em compensação o óleo se torna comestível, como o de soja e girassol, e ganha uma nova abertura de mercado. 
 
O destino principal do produto, no entanto, não é o consumo humano, mas sim seu uso industrial. De acordo com Gilberto Tomm, grande parte do óleo da linhaça produzido no Brasil é usado como secante para confecção de tintas, vernizes, corantes e linóleo.
 
Qual pergunta a Rural Centro deve responder na próxima quarta-feira? 
Envie sua sugestão para jornalismo@ruralcentro.com.br ou nos comentários
 










Texto extraido de matéria publicada em 01/06/2011, Andrioli Costa.  
Fonte: rural centro
Gostou? Comente e Compartilhe

Postado em: 01/06/2011 00:00:00
Fonte: Andriolli Costa / Rede Rural Centro

Comentários