ADS

Flor da idade no outono da vida


Heloisa Cestari
A fonte da eterna juventude sempre habitou os sonhos e genes do ser humano. Durante séculos, alquimistas dedicaram-se aos mistérios do elixir da longa vida, substância que seria capaz de curar doenças e dar longevidade a quem a ingerisse. Depois, na Idade Média, o líquido transformou-se em fonte. A tradição dizia que este rio estaria em algum lugar da Índia. Mas o espanhol Juan Ponce de Léon (1460-1521), que acompanhou Cristóvão Colombo em sua segunda expedição à América, acreditava que as águas capazes de curar o envelhecimento poderiam estar no Novo Mundo. Em 1508, ele se estabeleceu em Porto Rico e ouviu falar de uma ilha, chamada Bimini, onde haveria uma fonte capaz de restaurar a juventude. Cinco anos depois, aventurou-se pelos mares em busca do lendário lago e acabou descobrindo a atual Flórida. De fato, muito adulto volta a ser criança nos parques temáticos desse Estado norte-americano, mas nem por isso deixam de envelhecer.

 

Para acelerar a corrida contra o tempo, a ciência agora entra em ação. Tratamentos com hormônios, alimentos antioxidantes e até células-tronco já não são mais ficção. Alguns métodos prometem longevidade ou, ao menos, qualidade de vida na velhice. Outros, como a aplicação da toxina botulínica, limitam-se a apenas esconder os sinais do tempo. 

Seja lá como for, os avanços da medicina têm conseguido aumentar a expectativa de vida da população mundial a níveis inimagináveis nos tempos de Ponce de Léon. Na Roma Antiga, vivia-se, em média, 17 anos. No século 19, essa estimativa subiu para 30. Hoje, a expectativa de vida em países desenvolvidos chega a 85 anos, e projeta-se que, dentro de duas décadas, estaremos rompendo a barreira dos 100 no Brasil. “No fim do século 21, chegaremos aos 200 anos”, anuncia o médico Ítalo Rachid, especializado em antienvelhecimento pela Universidade de Harvard. 

 

O mundo está envelhecendo. Nos países ricos, a quantidade de idosos já ultrapassou a de jovens com menos de 14 anos. E essa tendência deve chegar ao Brasil, que se tornará o sexto país em número de idosos em 2025. 

 

“Por volta de 2045, a pirâmide do País se inverterá, tendo mais velhos do que jovens”, sentencia Rachid, que lança mão de hormônios para retardar e até retroceder a ‘idade biológica’ de seus pacientes. Segundo ele, o processo de envelhecimento começa a partir dos 20 anos e se intensifica após os 30. “Nesta idade, o catabolismo (poder de destruição das células, com perda de energia) fica maior que o anabolismo (capacidade de regeneração celular). Ou seja, os hormônios não caem porque nós envelhecemos. Nós envelhecemos porque os hormônios caem”, explica o médico, que garante ser possível, por meio da reposição hormonal, reverter até funções que já haviam sido perdidas pelo organismo.

 

O cientista inglês Aubrey De Grey, autor de várias pesquisas na área da biogerontologia pela Universidade de Cambridge, vai além: para ele, o envelhecimento terá ‘cura’ daqui a 25 anos, e a primeira pessoa a viver 1.000 anos deverá nascer dentro de duas décadas.

Em maio, durante o 25º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, o engenheiro da Nasa José Luis Cordeiro também apresentou pesquisa que prevê a extinção da morte em 30 anos. Como? Através do sequenciamento do genoma humano. “Entender como funciona o genoma é a pedra fundamental da medicina do futuro. Ao que tudo indica, trata-se do ponto de partida para a desmistificação da vida eterna”, declarou o presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia, Alberto Keidi Kurebayashi.

 

Além das descobertas genéticas, uma série de drogas e procedimentos estéticos tem conquistado espaço no mercado com a promessa de serem o tal elixir da longa vida. Nos últimos anos, o GH (sigla em inglês para hormônio do crescimento) virou febre em academias de ginástica devido aos seus supostos poderes de aumentar músculos, reduzir gordura e melhorar a disposição. 

 

A substância controla a multiplicação celular, a formação de músculos e a distribuição de gordura, sendo indicada a crianças com deficit de crescimento. Sua produção diminui com a idade. No entanto, isso não significa que sua reposição possa evitar os avanços do tempo. A atriz Goldie Hawn, que completará em novembro 66 anos cheia de jovialidade, atribui sua boa forma às injeções de GH. Mas o seu colega de Hollywood Nick Nolte, que também declarou tomar o hormônio, não parece tão conservado no auge de seus 70 anos. 

 

Estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine sobre o impacto da reposição de GH na saúde conclui: a substância não tem serventia no combate ao envelhecimento, e pode até causar dores nas articulações, tumores, insuficiência cardíaca e diabetes.


Outros experimentos prometem o milagre da eterna juventude por meio do uso de células-tronco. Esteticistas já anunciam uma vacina em pó e um antídoto líquido capazes de eliminar 90% das rugas. E o laser de CO² fracionado garante o fim dos sinais de expressão, das manchas provocadas pelo sol e da flacidez facial por meio do estímulo à remodelação de colágeno na pele.

 

A questão, no entanto, não se limita à quantidade de anos que a pessoa viverá nem à sua aparência. É preciso ter qualidade de vida também. E para isso ainda não foram criadas fórmulas mágicas. O segredo continua sendo a velha receita de adotar hábitos saudáveis de vida. “Pare de fumar, não beba em excesso, pratique atividades físicas, evite a obesidade, faça consultas médicas periodicamente, participe de grupos de convivência para evitar a solidão, viaje, dance, faça planos para o futuro”, aconselha a secretária de Saúde de Diadema, Aparecida Linhares Pimenta, especialista em Medicina Preventiva. 

 

A cidade possui 27 mil idosos, e tem promovido uma série de iniciativas para prevenir doenças típicas da terceira idade. O resultado é um menor custo aos cofres públicos. “Todas essas medidas diminuem o uso dos serviços de Saúde. Caminhar uma hora durante o dia, por exemplo, é uma das melhores formas de prevenir a osteoporose. Então, quando se consegue convencer um grupo a participar dessas atividades, diminuem os gastos do poder público com tratamentos de problemas nos ossos”, conclui Aparecida. Diadema possui atualmente  28 grupos de convivência para idosos. 

 

São Caetano também tem caminhado no sentido de proporcionar qualidade de vida à população idosa. Em setembro, o prefeito José Auricchio Júnior lançou o livro ABC da Terceira Idade (NACL Editora, 112 páginas, R$ 17), em que aproveita a experiência como médico e gestor para esclarecer questões sobre os direitos do idoso e as doenças que acometem pessoas acima de 60 anos.

 

A alimentação é outro ponto que não deve ficar de fora da lista de prioridades de quem almeja manter-se jovem. Os grandes ‘mocinhos’ são os antioxidantes (veja quadro abaixo), que auxiliam no combate aos radicais livres (moléculas de oxigênio que circulam pelo organismo e estão diretamente relacionadas à morte celular). 

 

“Dentre as substâncias presentes nos alimentos com ação antioxidante destacam-se as vitaminas C e E”, explica a nutricionista Alessandra Nunes, que dá o alerta: “Devemos obter as vitaminas por meio dos alimentos, evitando suplementação desnecessária, que pode trazer consequências negativas. Um exemplo é a alta dosagem diária de vitamina E. Estudos mostram a toxicidade dessa vitamina e a relação com a incidência de falência cardiovascular.”

 

Outras pesquisas apontam que, quanto mais calorias consumimos, menor será a longevidade. O dentista aposentado Takashi Fujinami, de Santo André, sabe bem o benefício dos alimentos. Aos 83 anos, ele é adepto da dieta vegetariana, pratica musculação e ginástica três vezes por semana no clube e caminha com seu poodle Nino. “Não podemos ficar parados, senão enferrujamos”, disse ele durante excursão à Expoflora, em Holambra. Sua meta é ter a vitalidade dos irmãos mais velhos, que já alcançaram a casa dos 90 anos. “Minha mãe viveu quase 100, acho que puxamos para ela”, comemora. Não à toa, o Japão possui a maior expectativa de vida do mundo. E Fujinami não foge à regra nipônica: mantém a mais fina flor da idade no outono da vida.

 

Fontes de juventude
 

Laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola: Ricos em vitamina C, são  importantes antioxidantes, além de atuarem na formação de colágeno e desenvolvimento ósseo. A recomendação de frutas é de três porções ao dia. 

Cereais integrais: Ricos em vitamina E, estimulam a resposta imunológica, inibem a formação de moléculas produtoras de tumores, reduzem a incidência de risco cardiovascular, retardam a progressão de demências, como mal de Parkinson e Alzheimer, e aumentam a capacidade funcional de idosos. Recomenda-se seis porções ao dia. 

Verduras e legumes: São ricos em fibras, vitaminas e minerais. As fibras ajudam na redução da absorção da gordura e têm efeito protetor contra doenças cardiovasculares e intestinais. Deve-se dar preferência a fibras cruas, pois são ricas em vitaminas e minerais. Três porções ao dia. 

Óleos e gorduras: Fontes ricas de vitamina E. Deve-se dar preferência às gorduras de origem vegetal (azeites, sementes oleaginosas) ao invés das de origem animal (que são saturadas e fontes de colesterol). Pelo seu alto valor calórico, recomenda-se a ingestão de uma porção ao dia.  

Sementes oleaginosas: A castanha do Brasil é rica em selênio (importante mineral, com efeito antioxidante). Uma única castanha fornece a quantidade de selênio que necessitamos para o dia inteiro. 

Alimentos que devem ser evitados: Gorduras visíveis das carnes, pele de aves, embutidos (salsichas, calabresa), carne suína, azeite de dendê, leite de coco, frituras, bacon, banha, manteiga, toucinho. Tais alimentos são gordurosos e diminuem a atividade das células imunológicas, responsáveis por eliminar os radicais livres, além de serem fator de risco para doenças cardiovasculares.
 “Se pudesse entrar no octógono e lutar sem treinar, seria melhor.” Como não é possível, ele pratica pelo menos seis horas todos os dias. Antes das competições, o treino puxado ganha a dieta rígida como parceira. Carboidrato, sal e açúcar saem do cardápio. Três meses antes da luta, também começa a concentração. “Tenho de estar focado na competição”, finaliza o campeão.

Fonte: diaadiarevista
Gostou? Comente aqui ou no nosso Twitter.

Comentários