ADS

Confira dicas para fazer exercícios na praia


Hidratação, prática moderada e durante horários de sol mais fraco são fundamentais

Confira dicas para fazer exercícios na praia
Reprodução
No verão diversas pessoas migram para as praias do litoral brasileiro em busca de diversão. Muitos aproveitam os feriados e as férias coletivas para curtir a estação praticando esportes aquáticos e de areia. É nessa época que os cuidados com a pele, corpo e alimentação devem ser redobrados, pois com o aumento da população nas cidades litorâneas, surgem às viroses, infecções alimentares, insolações e desgastes físicos por conta do calor.

No que diz respeito à prática de esportes e 

Publicidade
atividades físicas nas praias, as recomendações mais importantes estão associadas à hidratação do organismo, com o consumo abundante de líquidos, no tempo da prática esportiva, que deve ser na média de 45 minutos diários, quatro vezes por semana e o horário da prática esportiva, que deve ser antes das 10h e após as 17h.

De acordo com o cardiologista e responsável pelo Sport Check-up do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Nabil Ghorayeb, a prática de esportes é bem-vinda, desde que realizada de forma correta sem sacrificar o organismo. “Recomendamos as atividades de cunho aeróbico como caminhadas, corridas, bike, lazer na água, frescobol, futebol, vôlei de praia, entre outros. Essas atividades devem ser praticadas moderadamente e nos horários em que o sol está menos agressivo. Outro fator determinante é a condição ambiental. O excesso de calor com a alta sensação térmica e a poluição das praias (areia e água) também devem ser levadas em conta”, afirma o cardiologista e médico do esporte.

Hidratação

De acordo com Ghorayeb, os exercícios praticados na praia exigem mais do organismo devido a um maior grau de dificuldade que o exercício na areia proporciona. “A intensidade dos movimentos é mais elevada e demandam mais esforço físico do esportista, que gastará mais energia, num clima mais quente e, consequentemente, perderá mais líquido, necessitando de uma hidratação abundante constante”, afirma.

No caso das bebidas alcoólicas as mesmas não são consideradas hidratantes naturais do organismo. “A hidratação deve ser feita com água mineral ou de coco e líquidos isotônicos. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas porque provocam um aumento exagerado da diurese”, explica Ghorayeb.

Principais dicas

  • Consumo de líquidos abundantemente;

  • Uso de Protetor Solar no corpo e rosto a cada 2h;

  • Uso de boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e cabeça;

  • Uso de roupas leves;

  • Ingestão de alimentos leves, como frutas, água de coco, lanches naturais, entre outros;

  • Prática de atividades por 45 minutos em média (4 vezes por semana), antes das 10h e após as 17h;

  • Prática de forma moderada e respeito aos limites do organismo.


  • Fonte: jovempan
    Gostou? Comente aqui ou no nosso Twitter.

    Comentários