ADS

Campanha de poliomielite convoca para 2ª dose da vacina

Saímos na frente. Pernambuco foi o estado que mais vacinou crianças durante a 1º etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite. Ao todo, foram 726.040 meninos e meninas (104,31%) com menos de 5 anos imunizados. Agora, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera repetir o feito na 2º etapa da mobilização, que terá seu Dia D neste sábado (13/08).


A abertura da campanha será feita às 8h30, no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, no Recife. “Conseguimos superar a meta do Ministério da Saúde na 1º etapa da vacinação e queremos continuar na dianteira pela luta contra a poliomielite no Brasil. O país não registra casos da doença há 22 anos. Com a vacinação, podemos manter esse quadro e promover um crescimento saudável para nossas crianças”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo. Ela reforça que todos os meninos e meninas com menos de 5 anos, inclusive os que tomaram a primeira dose, devem ser levados aos postos de saúde para receber as duas gotinhas. 

Em geral, a vacina contra a poliomielite não possui contra-indicação. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e Aids ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.

No Brasil, 14.148.182 crianças devem ser imunizadas contra a poliomielite. A meta do Ministério da Saúde (MS) é atingir, no mínimo, 95% desse público. Na primeira etapa da campanha, 14.186.318 meninos e meninas (100,27%) foram vacinados no Brasil. Dos estados, apenas o Amazonas não atingiu a meta do MS.  Em Pernambuco, a meta da 2º etapa da campanha é imunizar todas as 696.028 crianças inclusas na faixa-etária prioritária. 

Então, vamos levar a criançada e combater essa doença!

Fonte: pe360graus

Comentários