ADS

Fique de olho nos sintomas

Fábio Castaldelli
Ao contrário do que podemos imaginar, o descolamento da retina não causa dor alguma. Então, como saber se houve ou não a lesão?
Segundo o oftalmologista Arthur Onofre Beltran, a vista borrada é o principal sintoma. "Parecerá que há uma teia de aranha na frente do olho. A pessoa virará os olhos, a mancha continuará na mesma posição e isso piorará cada vez mais".
Desse modo, se você acordar numa bela manhã e perceber na frente do espelho que uma mancha persistente apareceu em sua vista, ou se por acaso estiver investindo em uma pelada com os amigos no final de semana e levar uma bolada no olho, ocasionando o mesmo incômodo, pode ser que sua retina tenha se descolado.
Como não existe um tratamento clínico que possa resolver o problema apenas com remédios, o deslocamento geralmente é tratado através de outros métodos. "Existem várias técnicas, desde a aplicação do laser até a cirurgia com vitrectomia e colocação de gás ou silicone dentro do olho", informa o oftalmologista.
Já a recuperação da visão irá depender do local afetado, da área ou tamanho do deslocamento, do tempo levado para o atendimento e da técnica usada. Geralmente, quando o socorro é rápido e bem feito a perda da visão é pequena.
De qualquer maneira, não dê bobeira. Ao notar qualquer irregularidade na visão pague para ver, vá a um especialista e veja com bons olhos.
Fonte: odiario

Comentários