ADS

Trabalho criativo causa mais estresse

Novo estudo identifica os desafios para as fronteiras entre trabalho e família


As demandas associadas com o trabalhocriativo representam os principais desafios para os trabalhadores, de acordo com uma pesquisa recente da universidade de Toronto, que descreve o estresse associado a alguns aspectos do trabalho e seu impacto sobre os limites entre trabalho e vida familiar. 

Os pesquisadores estudaram pessoas envolvidas em atividades de trabalho criativo, usando dados de uma pesquisa nacional de mais de 1.200 trabalhadores americanos. O professor de sociologia Scott Schieman e a co-autora Marisa Young fizeram as seguintes perguntas aos participantes em relação ao trabalho: "Quantas vezes você tem a oportunidade de aprender coisas novas?", "Quantas vezes você tem a chance de resolver problemas? "," Quantas vezes seu trabalho permite-lhe desenvolver as suas competências ou habilidades?" e "Com que frequência o seu trabalho exige que você seja criativo?" Eles usaram as respostas a estas perguntas para criar um "índice de trabalho criativo".  
Os autores concluíram três principais dados: 

- Pessoas com maior pontuação no índice de trabalho criativo são mais propensas a experimentar pressões excessivas de trabalho, se sentirem oprimidas por sua carga horária, e receber contatos de trabalho (e-mails e telefonemas) fora do horário de trabalho normal com grande frequência; 

-Essas pessoas também são as que mais conciliam família, trabalho e tarefas domésticas. 

-Em conjunto, essas demandas de trabalho e família resultaram em maiores conflitos com cônjuges e filhos. 

De acordo com Schieman, "estes elementos estressantes do trabalho criativo tendem a desvirtuar a ideia que a maioria das pessoas tem dos benefícios do trabalho criativo. Há aspectos do trabalho criativo que muitas pessoas gostam, porque eles também adicionam um senso de realização e satisfação às nossas vidas. Porém, isso fica em oposição a pensamentos frequentes como: os prazos que você não pode controlar, alguém do trabalho incompetente com quem você precisa lidar, ou o trabalho carece de constantes desafios." 

Saber administrar bem o tempo e dividi-lo com a família faz parte de uma vida mais saudável. O primeiro passo é ter disciplina e planejamento. É necessário fazer as crianças cumprirem horários: para acordar, para comer, para fazer a lição, para brincar. Aproveite que seu filho está fazendo a lição escolar para ficar ao lado dele e terminar aquele relatório. "Para as crianças, ver os pais fazendo algo é uma forma de conhecê-los e compreendê-los melhor", ensina o psicoterapeuta Leonardo Fraiman. 
Fonte: minhavida

Comentários