ADS

São José do Rio Preto-SP investiga morte de criança

Agência Estado

Por Chico Siqueira

Araçatuba, SP - A Polícia Civil e a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, investigam a morte de um menino de seis anos. Ele morreu depois de passar por quatro atendimentos em unidades de urgência e emergência do município. O garoto foi enterrado na segunda-feira sob revolta dos parentes. O atestado de óbito informa apenas "problemas pulmonares", mas há suspeita de se tratar de gripe suína. O município registrou cinco casos positivos da doença, com duas mortes suspeitas.

Segundo a secretaria, uma comissão de auditoria vai ouvir os profissionais que atenderam o garoto dias antes da morte na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte da cidade. Por quatro vezes, o garoto, que apresentava dores no corpo, foi atendido e liberado pelos médicos do posto. O mesmo ocorreu no Hospital de Base (HB), onde a família do menino também procurou atendimento. A comissão tem prazo de 30 dias para apurar o caso, mas o resultado dos exames, que pode confirmar a morte pela gripe A, não tem prazo para ficar pronto.

O caso também está sendo investigado pela Delegacia Participativa, onde o delegado Valdir Carvalho da Silva espera ouvir ainda nesta semana os dois médicos que atenderam o menino. Segundo o delegado, foram requisitados os prontuários médicos do atendimento e, caso fique comprovado que a morte pudesse ser evitada, os responsáveis serão indiciados por homicídio culposo.

Chico Siqueira

Fonte: http://www.abril.com.br/noticias

Comentários