ADS

Pesquisa afirma que estudantes americanos são viciados em Internet

Ter, 27 Abr - 14h53

Por Pedro Schor, especial para o Yahoo! Brasil


Estudantes universitários norte-americanos estão viciados em celulares, mídias sociais e Internet, e têm sintomas semelhantes ao vício em drogas ou álcool, de acordo com um novo estudo da Universidade de Maryland.

Pesquisadores da universidade pediram a 200 estudantes que ficassem um dia sem qualquer tipo de interação midiática e descobriram que, depois de 24 horas, muitos deles mostravam sinais de abstinência, ansiedade e dificuldade de agirem normalmente sem as habituais formas de mídia e contato social.

A diretora de pesquisa do projeto e professora de jornalismo da universidade, Susan Moeller, afirmou que muitos alunos escreviam sobre como odiaram perder seus contatos na mídia, e que muitos compararam a perder amigos e familiares.

"Claramente, sou viciado e a dependência é doentia", disse um estudante. "Com BlackBerrys, notebooks, televisão e iPod, as pessoas se tornaram incapazes de ficar sem essa segunda-pele midiática".

Moeller afirmou que os alunos analisados sentiram falta, principalmente, de mensagens de texto, mensagens instantâneas, e-mail e Facebook. "Enviar SMS e mensagens instantâneas para meus amigos me conforta", disse um dos estudantes, que escreveu em seu blog sobre suas reações durante o estudo. "Quando não tinha esses dois luxos, me sentia bem sozinho e isolado da minha vida".

Poucos estudantes disseram ter assistido às notícias na TV ou lido um jornal. A Associação Psiquiátrica Americana não reconhece o vício em Internet como doença.

Fonte: http://br.tecnologia.yahoo.com

Comentários