Seja bem vindo! Gostou? Compartilhe!

Bem-vindo ao nosso Site! Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail: Dicas de saúde, do dia a dia, vídeos...

Compartilhe

Nos siga por e-mail

Últimas publicações

sábado, 8 de maio de 2010

Idosos chegam cedo para vacinação em SP

08/05/2010 12h26 - Atualizado em 08/05/2010 12h26


Campanha é para combater a gripe comum e vai até 20 de maio.
Imunização é direcionada às pessoas com mais de 60 anos.

Do G1 SP

Começou neste sábado (8) em todo o estado de São Paulo a vacinação contra a gripe comum para quem tem mais de 60 anos. A campanha vai até o dia 20 de maio. No centro de referência do idoso, no Mandaqui, Zona Norte da capital, a vacinação começou às 8h e tinha idoso lá desde cedo.

Dona Maria de Lourdes, 81 anos, chegou devagarzinho, apoiada na bengala. Ela veio cedo, trazida por uma certeza: prevenir faz bem para a saúde. Ela toma a vacina contra a gripe todos os anos, deste que a campanha foi feita pela primeira vez em 1999.

O estado de São Paulo tem 4,5 milhões de idosos. A meta da campanha é vacinar pelo menos 80% dessa população, o que representa cerca de 3,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Para isso, todos os postos de saúde do estado vão ficar abertos as 17h deste sábado. A partir da semana que vem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A vacina contra a gripe comum é importante porque diminui os casos de internação em hospitais, os gastos com medicamentos e o número de mortes. E é segura, mas alguns cuidados devem ser tomados: não podem receber a dose pessoas alérgicas a ovo e seus derivados nem portadores da síndrome de Guillain Barré, uma doença que age no sistema nervoso.

Quem estiver com febre, deve adiar a vacinação até melhorar. A vacina não provoca a gripe, mas algumas reações podem aparecer, como febre baixa, dor e vermelhidão no local da picada. Em casos raros, coriza, vômito e dores musculares.

Essa campanha é contra a gripe comum, mas o idosos podem se proteger em dobro.Quem tiver alguma doença crônica, vai receber também uma dose da vacina contra o vírus H1N1, responsável pela nova gripe.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário